Grupo Avathar

Sede - CLN 402, bloco E, loja 44, unidade A, Asa Norte, Brasília - DF.

 

Escola de Educação Infantil A Caminho da Luz

Rua Argentina, quadra 41, lote C, Parque das Américas/Jardim ABC, Cidade Ocidental - GO.

  • Facebook Social Icon

© 2019 por Lux Produções

Organização Pedagógica da Escola Infantil

A Escola de Educação Infantil A Caminho da Luz oferece a Educação Básica, na etapa Educação Infantil, para crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos, em período parcial de 7h30 às 12h e de 13h15 às 17h45.

 

A Educação Infantil pressupõe uma prática de qualidade, com intenção social e pedagógica, objetivo e ações previamente estudadas e planejadas, além de continuamente avaliadas.

 

A Escola apresenta uma Proposta Pedagógica de Educação Infantil com caráter social educativo amplo que objetiva impactos positivos nas crianças, nos profissionais, nas famílias e na comunidade envolvida.

 

O atendimento será para crianças com 4(quatro), e 5 (cinco) anos completos ou a completar até 31 de março, do corrente ano, de acordo com a legislação educacional do município.

 

Cabe ao professor observar cada criança, tornando possível assim conhecer melhor cada uma, sua personalidade, seu ritmo de desenvolvimento, seus interesses e conhecimentos, as condições de cada uma, identificação individual e coletiva, em sua inserção cultural. O professor deve, portanto, conhecer e considerar as singularidades das crianças de diferentes idades, assim como a diversidade de hábitos, costumes, valores, crenças, etnias etc. das crianças com as quais trabalha respeitando suas diferenças e ampliando suas pautas de socialização.

 

O professor deve oferecer ao aluno oportunidades e possibilidades para que eles tenham condições de atingir o seu desenvolvimento integral. Para tanto, o uso de diferentes e diversificadas linguagens como a fala, o desenho, a pintura, a massinha de modelar, a música, o cinema é de fundamental importância. Além disso, é necessário um trabalho cooperativo entre professor e crianças e entre as crianças no espaço escolar que garanta o protagonismo infantil no processo educativo.

 

A instituição concebe o espaço educativo de uma forma mais ampla, além dos muros da escola. As atividades educativas com as crianças não devem se limitar ao ambiente de sala de aula. A exploração deve ser de todo ambiente que está do lado de fora, a fim de conhecer a comunidade e estimular o trabalho em grupo. Os ambientes internos e externos à escola são constantemente ressignificados no cotidiano escolar em articulação com o conhecimento produzido pelas crianças. Assim, os educandos são também produtores dos próprios espaços pedagógicos.

 

O tempo escolar é organizado de forma a contemplar a diversidade de linguagens pedagógicas e respeitar os diferentes contextos socioculturais dos educandos. A sistematização desse tempo encontra-se em constante construção pelos sujeitos da prática educativa, uma vez que precisa considerar o planejamento desenvolvido pelo educador, o interesse das crianças, a relevância das atividades para a comunidade escolar.